20 janeiro 2016

08 expressões cotidianas que são racistas e você não sabia


Sim, a esponja (bucha de lavar prato aqui na minha terra) de cabelo black power que fazia parte dos utensílios do Big Brother Brasil só reforça duas coisas: a primeira é que pra muita gente o racismo é natural: ~Ah, o que é que tem? ~Foi apenas um errinho bobo~ e que tem uma galera que está pouco se lixando para as lutas e conquistas que os negros vem conseguindo ao longo dos anos.

Não sou a favor de boicote ao programa, porque a esponja black power não invalida o conteúdo dele. A questão que me chama a atenção é como algumas coisas estão tão enraizadas no nosso vocabulário, subconsciente e expressões que a gente vai jogando lixo em cima de outra pessoa sem perceber.

Entendo que se você está lendo esse texto é porque tem a mente aberta para novas ideias e conceitos e olha, você tá de parabéns! Preconceito é o tipo de coisa que a gente só transforma através de informação e é isso que a tia Bella veio fazer aqui. Vamos desconstruir? (:



‘Amanhã é dia de branco’: Os negros escravos eram tidos como vagabundos, que não se dedicavam ao trabalho e por isso o “dia de branco” era sinônimo de um dia de trabalho árduo e pesado, coisa que os negros, ~claro~, não faziam.

A coisa tá preta: Sinônimo de a coisa está ruim, isso não deu certo e o preto/negro é mais uma vez qualificado como coisa ruim.

Denegrir: sinônimo de difamar, mas na verdade quer dizer “tornar negro”. Desde quando uma pessoa ser qualificada como negra é difamação?

Inveja branca: É sinônimo de inveja boa, inveja do bem. Por que até a inveja tem que ter cor e se ela for ~boa~ é branca?

Da cor do pecado: Aqui entra a sexualização exacerbada dos corpos das negras. Por que somos ligadas ao pecado, ao ilícito e ao proibido? Somos maravilhosas também, assim como a branca, índia, oriental...

Negra de traços finos: Resumindo, negra de traços europeus, de nariz e boquinha fininha, por isso é considerada mais bonita. Nem preciso dizer a dose de ironia que existe nessa explicação, né?

Não sou tuas negas: Sinônimo de “não sou o tipo de mulher que você faz o que quer e tem vontade”. Por que a nega é considerada uma mulher sem expressão e desejos? Por que ela precisa satisfazer o ~seu senhor~? O termo descende das escravas que eram estupradas pelos seus senhores e não podiam reclamar porque eram uma mercadoria

Mulata: Cor de mula. Preciso falar mais alguma coisa? 


Vamos fazer um acordo?  Explique para a pessoa que está usando a expressão racista o que ela significa. Dessa forma a gente pode construir, tijolo a tijolo, uma sociedade mais informada e menos preconceituosa. O que acha?


Um beijo, Bella.

*Escolhi pra ilustrar o post um parte de um ensaio que fiz sobre cabelo crespo. Quer ver? Clica aqui. 

*Texto com informações da Modefica



14 comentários:

  1. Adorei a postagem, realmente o preconceito é bem mais comum do que imaginamos pq esta em "simples" expressões que usamos diariamente, e muita das vezes usamos como hábito, uma boa para pensarmos muito antes de falarmos qualquer coisa! Adorei mesmo, e você nas fotos está maravilhosaaaa. Bjs

    www.clickalways.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele está nas pequenas coisas e atitudes, Pati. Muito obrigada pelo seu comentário ♥️😘

      Excluir
  2. Vivo usando a expressão "A coisa tá preta!". Só agora me dei conta que a tenho usado com o sentido contrário. Vou começar a usá-la assim: "tá preto mesmo esse post, hein, gata?".

    Que excelente trabalho, que lay-out lindo do blog e que ensaio fabuloso que ilustra a matéria!

    Meus melhores cumprimentos! ;*



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, Cris! Que felicidade em ler esse seu comentário. Muito obrigada, meu bem. <3 :**

      Excluir
  3. Só Love...já reproduzi tanto esses termos...hoje me policio ao máximo

    ResponderExcluir
  4. Só Love...já reproduzi tanto esses termos...hoje me policio ao máximo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb já usei vários, gatona! A questão é a gente ir aprendendo e evoluindo com o tempo :D

      Excluir
  5. Meu orgulho essa garota!
    LINDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA <3

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante pra gente. Se joga <3

Posts Recentes

recentposts

Mais Vistas

randomposts

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *