14 março 2017

FORTALECER A IDENTIDADE DA MULHER NEGRA É FOCO NOS TRABALHOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL



Turbante. Base, pó e batom colorido. De branco, o sorriso. Que riso! O fortalecimento da identidade negra da população aracajuana vem sendo debatido diariamente, no mês de março, durante as ações da campanha "Toda Mulher É Forte", pacote de palestras ministradas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de Aracaju. 


A mulher negra de Aracaju figura em dois recortes sociais muito importantes: o de gênero e o de raça. Mas, apesar de ser maioria absoluta, ela ainda tem pouca expressão nos espaços de poder e na mídia. E vindo na contramão do preconceito, a Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), decidiu promover conteúdos alusivos ao 8 de março, justamente com e para as mulheres negras. A escolha, segundo a coordenadora de Igualdade Racial da diretoria de Direitos Humanos da Semasc, Laila Oliveira, aconteceu para provocar reflexões na população. “É mais que urgente que os debates e as atividades voltadas para a mulher compreendam a diversidade do que é ser mulher. Não como um sujeito único, mas com toda a sua pluralidade e por isso a importância de se discutir essas questões, entendendo as nuances de raça e de classe. Precisamos levar para a mesa de discussão esses assuntos”.

Rouseanny Luiza é professora de sociologia e há três anos criou o projeto educacional ‘Por Mais Turbantes nas Ruas’. Ela é uma das oficineiras do evento e comenta a importância de se falar sobre ancestralidade para a comunidade a partir da esfera pública. “O nosso projeto tem o objetivo de falar sobre questões étnicas, identidade negra, e é isso que estamos fazendo aqui hoje. Essa iniciativa da Semasc é muito válida e mostra o interesse da secretaria em discutir assuntos que antes sequer eram mencionados”. 



*Ascom/Semasc
 **Matéria produzida por mim enquanto repórter na Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania de Aracaju 
***Fotos: Ana Lícia Menezes

Um comentário:

  1. Que show, Iza! Projeto muito importante, merece ser divulgado. Fortalecimento da auto-estima e representatividade são as palavras de ordem! bj!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante pra gente. Se joga <3

Posts Recentes

recentposts

Mais Vistas

randomposts

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *