20 novembro 2017

SOBRE OS ESTEREÓTIPOS EM SER NEGRO - SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA | PRETA MESMO

Mais do que pele, bunda e cabelo. Mais do que lábios carnudos de cor magenta, mais do que olhos amendoados. Mais do que as nossas formas. Não cabemos em estereótipos, nós transbordamos. 


No Brasil, nos últimos dois anos, começaram a pipocar diversas narrativas e discussões a respeito do racismo, e isso é incrível. É maravilhoso perceber como os movimentos sociais tem o poder de levar seus temas para as pautas do dia. Como nunca, muito está se debatendo a respeito do preconceito racial e as marcas estão atentando para as tendências de mercado, e começam, mesmo que ainda tímidas, a incluir o negro como público alvo. Os meios de comunicação de massa ensaiam a representatividade e iniciam a inserção de personagens negros em suas produções audiovisuais e ações publicitárias.

Apesar dos avanços, um ponto muito importante precisa ser observado: a estereotipação. Palavra diferente, né? Mas é de fácil entendimento. Esteriotipar alguém é não permitir que aquela pessoa saia da linha de pensamento/ação que uma outra estabeleceu. No caso das pessoas negras é imaginar que todo homem ou mulher negra tem o cabelo crespo e black power, pertence a alguma religião de matriz africana, tem o corpo violão e altamente quente, ama acarajé, tem sotaque baiano e ouve reggae o dia inteiro. É não perceber a diversidade e por isso, ao encontrar alguém que fuja da caixinha pré-determinada, não o compreender como igualmente negro e lindo.



Nós não somos cabelo, melanina e axé apenas. Somos pessoas e como toda pessoa, cheios de nuances, histórias e complexidades. Passamos por muitas lutas que tem como matriz o racismo e outras lutas absolutamente diferentes, individuais. Não podemos e não queremos ser enquadrados. Uma caixinha não nos cabe, é apertada demais para a grandeza do nosso ser.



Nas fotos, um tebetê dos ensaios feitos para o Preta Mesmo por mulheres que fogem das caixinhas.
Um beijo,
Bella.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante pra gente. Se joga <3

Posts Recentes

recentposts

Mais Vistas

randomposts

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *